Uma Crise de Fé

Uma Crise de Fé

“O justo viverá pela fé”  Romanos 1:17

Uma crise de fé começa quando nos parece que Deus não é suficiente.  Quando uma crise de fé acha raiz em nossa vida interior, ela produzirá medo, uma sensação de escassez e pânico.  Tentamos nos salvar da crise gerenciando tudo e usando o nosso próprio poder.

Se você passou por uma crise de fé você sabe como a crise pode fazer surgir em seu comportamento coisas que você não queria nunca mais ver.  Para alguns de nós produz depressão que alguém descreveu como sendo “raiva sem entusiasmo”. Para outros produz “raiva com bastante entusiasmo”.  Tudo isto porque achamos que Deus nos deixou sem apoio e o nosso tempo está se esgotando. Temos que agir porque achamos que Deus não vai agir.

Ter fé é receber livremente de Deus.  Uma crise de fé é o efeito de achar que não vamos receber o suficiente de Deus.  Uma crise de fé é não viver o que Paulo descreveu em Filipenses 4:13  “Tudo posso Naquele que me fortalece”.

Foi uma crise de fé quando Pedro estava andando por sobre as águas e tirou seus olhos de Jesus.  Ele começou a se afogar porque parou de receber o poder que vinha da voz e do olhar de Jesus.

Foi uma crise de fé quando Moisés ficou frustrado com o povo de Israel e resolveu bater na rocha em vez de falar para a rocha como Deus tinha indicado.  Quando ele parou de olhar para Deus e receber a voz de Deus ele entrou em crise e perdeu sua posição como líder do povo.

Uma crise de fé é capaz de parar o nosso amor.  Uma crise de fé é capaz de diminuir a nossa esperança.

Para sair de uma crise de fé temos que fazer o que para nós não é natural.  Temos que parar de fugir da nossa dor e parar de gerenciar as nossas circunstâncias com a nossa força e entendimento.  Temos que deixar a “paz de Cristo ser árbitro no nosso coração” Colossenses 3:15.

Fazer isto parece não fazer sentido, da mesma forma que um conselho que recebi certa vez não fez sentido.  Estava aprendendo a mergulhar no mar e o instrutor disse “Se você chegar no fundo do mar de descobrir que está quase sem oxigênio, não entre em pânico.  Se entrar em pânico você vai morrer; o pânico gasta muito oxigênio e você não chegará a superfície.  Ao invés de entrar em pânico, descanse e relaxe.”

Quando ouvi estas instruções achei uma coisa ridícula.  Se acontecesse comigo de faltar oxigênio eu iria querer me salvar usando toda a minha energia o mais rápido possível.  Foi difícil acreditar no instrutor, mas ele tinha razão.

Para sobreviver uma crise de fé não entre em pânico e não gaste a sua preciosa energia tentando chegar rapidamente na solução.  Volte calmamente para o “modo receber” que é fé. Fiquei focado em Jesus e respire espiritualmente.  Você chegará a superfície de novo.

I João 5:4 “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Carlos McCord

Presidente do Ministério Permanecer

Deixe uma resposta