Sabedoria Original

Sabedoria Original

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei. – Mateus 7:24-29

Enquanto navegamos nos anos do nosso tempo aqui no mundo, devemos ter condições de identificar o que funciona e o que não funciona. Devemos acumular sabedoria se prestarmos atenção e anotarmos os resultados das nossas tentativas de acertar.

É bem provável que a nossa lista de coisas que não deram certo será mais longa do que a lista do que deu certo.  Ainda assim, a nossa lista de acertos deveria ser uma herança valiosa que entregamos para a geração mais jovem que vem atrás de nós. Sabedoria geracional acumulada deve ser valorizada.

Infelizmente, sabedoria geracional acumulada não vale muito hoje em dia.  É desvalorizada porque a velocidade das mundanças culturais e tecnológicas aumentou muito e os jovens pensam que o mundo no qual a gente viveu já era.

Parece que a única sabedoria que temos e que a próxima geração vai achar relevante será:“As mudanças vem em alta velocidade! Faça adaptações rápidamente!”.

Sim, as mudanças vem em alta velocidade mas existe um outro tipo de sabedoria que podemos deixar para os nossos filhos e netos. É chamada “Sabedoria Original”.  É a sabedoria que existiu antes do tempo e das mudanças. É a sabedoria que vem da mente e vontade do Criador da realidade. É a sabedoria revelada e não acumuladada.

Muitas pessoas hoje em dia não acreditam que a “Sabedoria Original” existe. Elas não gastam energia ou pensamento procurando este tipo de sabedoria. Elas estão tão focadas no futuro e nas mudanças, que acham que olhar para trás é perder tempo.

Ainda assim, muitas pessoas sérias acreditam que a “Sabedoria Original” existe e deveria ser buscada e ouvida.  Entre estas pessoas sérias tem aqueles que acreditam que a “Sabedoria Original” não somente existe mas “se fez carne entre nós e vimos a sua glória cheio de graça e verdade.”  O cristão vê em Jesus a “Sabedoria Original.”

Sendo que as novas gerações não recebem bem as nossas conclusões sobre o que funciona e não funciona porque o mundo muda em alta velocidade, talvez devemos simplesmente dizer para elas: Na medida que a velocidade das mudanças aumenta, ouça Jesus, a “Sabedoria Original.”

O que Jesus falou nunca fica irrelevante ou alterado pelo tempo e mudanças porque não é coisa velha. É original.

 

Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Deixe uma resposta