Jesus entendeu o poder das suas palavras. Muitas vezes não entendemos o poder das palavras de Jesus. Jesus percebeu que muitas pessoas que o ouviram não estavam entendendo suas palavras. Eram incapazes de ouvi-lo e entendê-lo.
Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. João 8:42-43
Ouvirmos as palavras de uma pessoa e realmente compreendê-las requer mais do que audição funcional. Requer relacionamento e conexão cultural entre quem fala e quem ouve. Tem que ter uma conexão viva para compreender.
A primeira parte de nós que precisa “nascer de novo” é a nossa audição. Como uma criança recém-nascida a criança aprenderá a ouvir com compreensão porque tem conexão relacional e cultural. O novo nascimento cria esta conexão viva com Deus.
Permanecer nas palavras de Jesus é como aprender a falar uma nova língua de uma outra cultura. É aprender a falar a linguagem de Deus que é Jesus. Isto demora, mas vale a pena! É uma experiência libertadora.
Continue permanecendo nas palavras de Jesus e a sua capacidade de apreciar o que Ele fala crescerá. Em Jesus você faz parte da família de Deus e da cultura de Deus. Falar e compreender a linguagem de Deus que é Jesus faz parte do processo de discipulado.
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:31-32
Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer