Lei ou Luz?

2016-03-28p2

Se você quisesse mudar o comportamento de outras pessoas e o seu próprio comportamento, você escolheria a lei ou a luz para inspirar a mudança?

Quando Deus queria mudar a humanidade Ele escolheu a lei ou a luz?

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. João 3:17-21

A lei consegue informar, educar e até inspirar, mas a lei não consegue mudar o comportamento humano.  Comportamento humano precisa de luz Divina para mudar de verdade.  Para mudar, seres humanos precisam da luz que Jesus é.

Quando sentimos que nós precisamos mudar, ou outras pessoas precisam mudar, escolheremos um método.  Muitas vezes escolhemos a lei mas Jesus nos chama a escolher Ele.

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12

A coisa mais prática que tenho aprendido sobre o Cristianismo é que eu preciso levar para a luminosa presença de Jesus todo o meu comportamento para que possa ver a sua origem e as suas consequências.  Se os meus comportamentos nasceram em Deus podem ficar.  Se nasceram em outro lugar ou outra pessoa terão que ser eliminados pela luz.  O que não combina com Jesus não é luz, é trevas.

Quando ando na luz que Jesus é, consigo ver o caminho da luz e assim receber da graça e generosidade de Deus a capacidade de ficar na luz.

Quando você quer mudar o seu comportamento ou o comportamento de uma outra pessoa, leve você ou ela para a luz que Jesus é.  A lei é perfeita mas somente Jesus salva e muda.

Deixe uma resposta