Um Rebanho e um Pastor

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” João 10.14-16

Existe um rebanho e um pastor?

Durante toda a minha vida, tenho sonhado em conhecer um Cristianismo que não esteja dividido em milhares e milhares de denominações diferentes.

Em vez de ver este sonho se concretizar durante os últimos anos, o número de denominações tem crescido muito, e novos grupos nascem diariamente. Existe esperança de que a realidade de um Pastor e um rebanho venha a existir. Mas esta união vai aparecer somente na volta de Jesus?

Imagine a minha surpresa quando Deus me mostrar esta incrível realidade de um Pastor e um Rebanho estar acontecendo todos os dias. O meu sonho estará acontecendo, a despeito do número crescente de denominações e da confusão pública que, às vezes, o Cristianismo moderno gera.

De acordo com as palavras de Jesus em João 10.14-16, a realidade de um Pastor e um Rebanho não está ligada à organizações visíveis chamadas denominações. Um Pastor e um Rebanho está ligado com quem ouve e quem não ouve a Sua voz no momento. Ouvir a voz do Pastor é a única coisa que faz o Rebanho ser um rebanho. Se pararmos de ouvir a voz de Jesus, não importa mais o nome da nossa denominação. Parar de ouvi-lo é deixar de fazer parte do rebanho de Jesus.

Sou Batista e não tenho problema algum em defender os princípios e doutrinas da minha ordenação em 1976. Não tenho intenção de mudar minha identidade eclesiástica. Ainda assim, a minha identidade denominacional não é a questão mais importante no discipulado de Jesus. A questão essencial é: “Eu estou ouvindo a voz de Jesus agora mesmo?” Se estou ouvindo, então faço parte de um Rebanho com um Pastor.

Quando Jesus olha para o mundo, Ele cuida de Seu Rebanho. Fica claro para Ele quais são as suas ovelhas que o estão ouvindo. Jesus vê este rebanho momento a momento, mas eu não consigo vê-lo. Jesus não vê milhares de denominações que Ele tem que avaliar diariamente. Ele vê, em todos os grupos, os que estão e os que não estão ouvindo e obedecendo a Sua voz.

Aqueles que o ouvem, Ele traz para mais perto Dele. Como observou o autor Thomas Kelly, “O seu coração é de um Pastor de ovelhas, e Ele não descansa até que Ele esteja segurando a ovelha nos seus braços.”

Então, eis o meu plano novo. Em vez de me preocupar com o crescimento do número de denominações, vou me concentrar na voz do Pastor. Quando acordo de manhã, pretendo ouvir a Sua voz. Enquanto estou ouvindo, vou regozijar porque, naquele momento, no mundo inteiro, milhões de outras ovelhas do Rebanho de Jesus estão ouvindo a mesma voz.

Somos um com o Pastor quando ouvimos a Sua voz no mesmo momento. Quando não estamos ouvindo a Sua voz, não importa o nome da nossa denominação.

“Eles ouvirão a minha voz, e haverá um só Rebanho e um só Pastor.” Existe, neste momento, a realização do meu sonho de um Cristianismo unido e este grupo se reúne a todo momento, quando ouve a voz do Pastor.

Eu quero participar mais deste Rebanho!

Pr Carlos McCord
Presidente do Ministério Permanecer

Deixe uma resposta